Em parceria com a empresa Filipe Martins – Gabinete de Projetos, a Natstone desenvolveu um projeto de fachada ventilada para as suas instalações, recentemente inauguradas, na cidade de Rio Maior, com o intuito de dar a conhecer aos seus clientes este tipo de solução para os seus projetos.

Como referência conceptual de construção sustentável, as fachadas ventiladas servem o propósito de revestimento exterior de edifícios que através da sua montagem e disposição possibilitam a criação de uma passagem de ar, influenciando a sua temperatura até ao cume da fachada (o ar frio ao entra na fachada circulando até à sua saída, com temperatura regulada). Este conceito de fachada é bastante popular no panorama de exportação da Natstone, comprovado pelo vasto portefólio de fachadas de edifícios em que estamos inseridos.

Neste contexto, a Filipe Martins  – Gabinete de Projectos, pensou nesta ideia de mock-up de fachada ventilada de modo a mostrar uma solução arquitetónica  útil e impactante para os seus clientes, tendo em conta as suas mais valias.

Em relação ao mock-up em específico, falamos de uma reprodução do logo da empresa usando pedra calcária natural – nomeadamente o NTF Táfel –, destacando os seus pormenores através de iluminação LED com o objetivo de decorar uma das suas salas de reuniões.

A esquematização de todo o processo é repartida por várias partes, tendo cada uma delas a sua devida importância e cuidados. Em suma, falamos de procedimentos de maquinação CNC (que permite reproduzir qualquer modelo 3D), uma série de acabamentos manuais e a devida organização das peças, de modo a garantir a qualidade do design e, também, o espaço necessário a garantir para a devida instalação das luzes.

João Mendonça, Luziadas.

A instalação das luzes LED foi levada a cabo pelo artista João Mendonça, representando a empresa Luziadas, que resultou num fantástico combo entre a beleza da pedra natural e o contraste que a iluminação ostenta nos pormenores de cada uma das peças. A instalação do mock-up foi realizada pela equipa da Natstone.

Veja o processo na íntegra no vídeo abaixo:

Menu