Desde a sua fundação que a Natstone se importa com a notoriedade da pedra natural portuguesa e o seu imenso potencial, nomeadamente, na sua transformação e aplicação em vários estilos ou ramos do design e da arquitectura. Muitas vezes temos a reflexão de como um material tão maciço, colossal e primitivo se pode tornar algo tão frágil, sensível e, consequentemente, interessante. A pedra calcária é feita destas particularidades. Nenhuma composição é devidamente igual, quer seja um material que apresente mais ou menos grão, fósseis e, em certos casos, veios e cristais. E isso é extraordinário.
A execução do projeto é composta por várias etapas. Numa primeira fase, temos a realização do mock-up 3D da estrutura, subdividido em 180 peças únicas e aplicação de texturas à escala. Cada uma dessas peças será maquinada à medida através de máquinas fresadoras CNC, que de seguida são encaminhadas para a secção de acabamento manual. Destes acabamentos manuais destacamos o escovado, flamejado, polido, amaciado e areado.
Foi com esta base de inspiração que pensámos num conceito que mostrasse ao ser humano o que realmente é a pedra natural, e como a sua irregularidade se torna numa forma de arte tão peculiar e interessante. No fundo, estudámos uma hipótese de mostrar uma maior variedade de pedra calcária natural, de tons diferentes, com grão e veios irregulares e todos os seus possíveis acabamentos.