Desde a sua fundação que a Natstone se importa com a notoriedade da pedra natural portuguesa e o seu imenso potencial, nomeadamente, na sua transformação e aplicação em vários estilos ou ramos do design e da arquitectura. Muitas vezes temos a reflexão de como um material tão maciço, colossal e primitivo se pode tornar algo tão frágil, sensível e, consequentemente, interessante. A pedra calcária é feita destas particularidades. Nenhuma composição é devidamente igual, quer seja um material que apresente mais ou menos grão, fósseis e, em certos casos, veios e cristais. E isso é extraordinário.
Foi com esta base de inspiração que pensámos num conceito que mostrasse ao ser humano o que realmente é a pedra natural, e como a sua irregularidade se torna numa forma de arte tão peculiar e interessante. No fundo, estudámos uma hipótese de mostrar uma maior variedade de pedra calcária natural, de tons diferentes, com grão e veios irregulares e todos os seus possíveis acabamentos. A este conceito damos o nome de “180 Layers of Stone” que, como o nome indica, são cerca de 180 chapas de vários tipos de pedra acompanhadas dos seus acabamentos mais utilizados.
O arquitecto responsável pelo projecto, Diogo Malanho, falou sobre sobre a importância desta obra para o futuro.
“No fundo, esta parede de pedra foi a solução que achámos mais correta para implementar no nosso showroom, de forma a preparar uma nova experiência para os seus visitantes. No total, são 180 chapas provenientes de vários tipos de pedras que comercializamos, com uma dimensão que bem serve a visão humana e que permite explorar a textura dos seus acabamentos, através do tacto. Consequentemente, mostramos também um conceito de arquitectura paramétrica proveniente da combinação com a pedra natural portuguesa.” – Diogo Malanho, Head Architect da Natstone.
Desde as pedras de tons mais creme – exemplo do NMN e NMC – às mais azuladas ou acinzentadas – como o NLG e NMZ –, e, até mesmo, os calcários com mais presença de veios e cristais – NBA e NAP -, juntas compõem esta estrutura única. A longo da sua estrutura, através da união destas camadas de pedra natural, ergue-se o logo da empresa que de certa forma simboliza a nossa história e de como nasceu no seio da zona do Maciço Calcário Estremenho, como se cada peça simbolizasse um marco histórico.
A Natstone é feita destas coisas. A criatividade, a paixão, a metodologia e o orgulho de transformar elementos que a Natureza dispõe ao Homem, desde a sua criação.