Foi com grande orgulho e sentido de responsabilidade que a Natstone apoiou mais uma iniciativa da Anteprojectos. Este ano a participação da Natstone ajudou a promover a pedra portuguesa, nos Prémios ESPAÇO, que é uma iniciativa que distingue as melhores obras de arquitetura feitas em Portugal. O prémio distingue 7 categorias que se focam na construção nova e na reabilitação. Esta iniciativa que promove as obras, da autoria de Arquitetos, executadas no território nacional que marcam a diferença pela sua excelência conceptual e prática.
“São 7 (sete) categorias a concurso: Equipamento Colectivo, Habitação Unifamiliar, Habitação Colectiva, Hotelaria, Espaço Público, Jovens Arquitectos e Reabilitação Arquitectónica.”
Um agradecimento especial à Anteprojectos por ajudar a promover a arquitetura portuguesa de qualidade, e a todos os patrocinadores Profilpas, Egger, Sitaco, Mapei, Morgado & Cª, Delabie, Marlicel, Thalgo, OBO, Natstone, Garvetur e a AEG que apoiam esta iniciativa que muito valoriza o trabalho incansável dos arquitetos.
Agradecemos também aos júris desta edição que foi composto por vários arquitetos reconhecidos como André Caiado, Bruno André, Célia Gomes, César Rouco, Daniel Casas Valle, Désirée Pedro, Diogo Aguiar, Diogo Barreto, Diogo de Sousa Rocha, Edite Rosa, João Paciência, Luísa Almendra, Nuno Ladeiro, Nuno Magalhães Nunes, Patrícia Pedrosa, Paulo Vila Verde, Raulino Silva, Rui Barreiros, Tiago do Vale, e Vítor Mesquita.
Agradecemos a todos os que marcaram presença nesta iniciativa e felicitar os premiados que são uma inspiração pela sua excelência.
“Na categoria Jovens emergentes, o vencedor foi o projeto Casa em Vila do Conde II; na categoria Espaço Público, o galardoado foi o Parque Urbano da Cruz do Montalvão; o vencedor na categoria Equipamento Coletivo foi o projeto Casal Saloio – Museu da Ruralidade; na categoria Habitação Coletiva o galardoado foi a residência Hoso; na categoria Habitação Unifamiliar a distinção foi para a Casa em Tróia; na categoria Reabilitação Arquitetónica o vencedor foi a Casa Kala e na categoria Hotelaria, o galardoado foi o hotel Lavandeira Douro Nature & Wellness.”
A participação da Natstone nesta edição foi incrível seja na produção dos prémios que os arquitetos receberam seja nos mostruários das obras a concurso. Ambas feitas em pedra natural NLG e NMN com gravações a laser e furação a CNC. Seja na participação do Arquiteto Diogo Malanho esteve a representar a Natstone e a promover a aplicação da pedra natural na arquitetura e os limites da transformação.
Mais uma vez a Natstone está ao lado da Arquitetura portuguesa e a ajudar a excelência dos arquitetos, que com a sua criatividade e assertividade melhoram a construção em Portugal. E reforçar o seu posicionamento e a capacidade de produção da Natstone que se distingue pela capacidade de encontrar soluções inovadoras para projetos de arquitetura.